Avaliação de espécies

17/09/2021 17:49

 

Lançamento do I Workshop brasileiro de avaliação de espécies de fungos para a Lista Vermelha Global da IUCN

A equipe do MIND.Funga em parceria com membros da Comissão para a Sobrevivência de Espécies de Fungos da IUCN está promovendo o I Workshop Brasileiro de Avaliação de Espécies de Fungos para a Lista Vermelha Global da IUCN. O evento ocorrerá em três encontros online nos meses de setembro e outubro:

  • Encontro inicial: o grupo discutirá a aplicação dos critérios da IUCN para avaliação do estado de conservação de espécies através de atividades teóricas e práticas;

Participantes do encontro inicial do I Workshop brasileiro de avaliação de espécies de fungos para a Lista Vermelha Global da IUCN.

  • Segundo encontro: os convidados para o Workshop trarão 2 ou 3 dossiês de avaliação espécies já no formato de proposição para estar na lista vermelha. As proposições serão discutidas e aprimoradas com apoio dos professores do curso;
  • Terceiro encontro: cada participante apresentará novos dossiês juntamente com as espécies já discutidas no segundo encontro. As propostas serão avaliadas por um avaliador credenciado da IUCN, e cada participante sairá com cerca de 10 espécies propostas e avaliadas na primeira etapa da preposição.

Foram convidados 17 micólogos e liquenólogos (maioria brasileiros) para participar dessa importante iniciativa para a biologia da conservação e do reconhecimento da Funga.

A ideia central do evento é criar engajamento dos especialistas em micologia/liquenologia do Brasil no tema de extrema relevância que é a conservação. Dessa forma, esperamos que os envolvidos sejam capacitados em todo o processo e continuem propondo espécies para a lista global. Precisamos, enquanto micologia brasileira, gerar uma onda de colaborações e por isso temos como parceiros apoiadores, além de Species Survival Commission International Union for Conservation of Nature (SSC IUCN), o MIND.Funga/MICOLAB/UFSC, a Sociedade Brasileira de Micologia (SBMic), o Núcleo de Especialistas em Micologia da Sociedade Botânica do Brasil (NEMic da SBB) e o INCT Herbário Virtual da Flora e Funga.

Cronograma: