Galeria Funga do Brasil

A Galeria Funga do Brasil foi criada com o propósito de divulgar e mostrar parte da exuberante diversidade de fungos do Brasil. Já sabemos que a funga brasileira tem grande diversidade de formas, tamanhos, cores, funções, nichos e requerimentos que precisam ser divulgados. Mas a importância da criação desta galeria não se resume somente à representação da beleza dos fungos. Os registros de diferentes espécies de fungos no Brasil contidos na galeria podem servir como ferramenta para a realização de estudos e estabelecimento de políticas públicas envolvendo a conservação de espécies potencialmente ameaçadas, ou já avaliadas como tal. Além disso, a galeria pode ser também utilizada como recurso didático dentro de instituições de ensino de diferentes níveis educacionais, desde a educação superior até principalmente a básica, aproximando os fungos do cotidiano das crianças, jovens e adultos e instigando a curiosidade deles a respeito da imensa diversidade contida dentro do grupo. Queremos popularizar a funga do Brasil e dar a ela o destaque de seu merecimento, já que os fungos, embora negligenciados em conhecimento, são tão importantes para nossas vidas, seja no equilíbrio natural das florestas/ecossistemas que nos dão água e temperatura adequada até os usos cotidianos através do consumo de medicamentos, alimentos, cosméticos, etc.

A galeria conta com registros de diferentes colaboradores, um produto derivado dos esforços para o treinamento da rede neural do aplicativo MIND.Funga APP (https://mindfunga.ufsc.br/app/) para reconhecer e sugerir nomes de espécies de fungos. As fotos foram retiradas do banco de dados do aplicativo, disponível no site de armazenamento de dados Mendeley Data. Ao todo, 17.467 imagens foram depositadas, referentes a mais de 500 espécies (Drechsler-Santos et al. 2023 DOI: 10.17632/sfrbdjvxcc.2). Na galeria, foram priorizados os registros identificados até o nível de espécie, totalizando 332 espécies. Vale ressaltar que os esforços para a ampliação deste banco de dados continuarão a ser realizados constantemente, e consequentemente a galeria será periodicamente atualizada com eventuais novas espécies registradas.

Incluindo a equipe do MIND.Funga, vários colaboradores voluntários em diversas partes do Brasil participaram da construção do banco de dados, como participantes de grupos de Facebook, pesquisadores parceiros e cidadãos constituintes do programa de Ciência Cidadã para o treinamento da rede neural do MIND.Funga APP.

Agradecemos aos órgãos de financiamento dos nossos projetos(CNPq, CAPES, FAPESC, SBPC, The MBZ species conservation fund, Indianapolis Zoo Conservation Grant Program, entre outros). Ainda, queremos fazer um agradecimento muito especial a todos os colaboradores e apoiadores do MIND.Funga (https://mindfunga.ufsc.br/apoiadores-e-colaboradores-1/ e https://mindfunga.ufsc.br/mind-funga-ciencia-cidada/ ).

Queremos ressaltar que estamos oferecendo muito mais do que pesquisa e extensão. A Galeria Funga do Brasil é uma ferramenta poderosa para professores trabalharem com seus estudantes os conhecimentos sobre os fungos. Só assim, com engajamento e popularização da funga brasileira é que estaremos atuando em prol de sua conservação e da qualidade de vida da nossa sociedade e meio ambiente.

Curadoria: Rodrigo Vilela Steiner (rodrigovilela16@gmail.com)

>>Próxima página