PROTAX: Hymenochaetaceae

Entendendo Hymenochaetaceae (Basidiomycota, Fungi): da resolução de complexos taxonômicos à confirmação da classificação filogenética de gêneros

Chamada CNPq/MCTI/CONFAP-FAPS – Programa de Apoio a Projetos de Pesquisas para a Capacitação e Formação de Recursos Humanos em Taxonomia Biológica – PROTAX N.º 22/2020 (FAPESC 2021TR390, CNPq 441821/2020-0). Coordenador: Elisandro Ricardo Drechsler dos Santos. Período de vigência: Março de 2021 a março de 2024.

Espécies de Hymenochaetaceae são muito características pelas suas tonalidades marrons e douradas.

Hymenochaetaceae é uma família de fungos de coloração castanha e geralmente poliporoides que, assim como muitos outros grupos de macrofungos, apresenta um problema histórico de falta de caracteres morfológicos claros para a delimitação de seus gêneros e espécies e a presença de vários complexos taxonômicos. Esta dificuldade prejudica o reconhecimento da real diversidade e sua conservação. Este fato é ainda mais importante quando se leva em conta que em regiões megadiversas, como a região Neotropical, esta família é pouco conhecida.

Esta proposta objetiva dar subsídios para a compreensão da real diversidade de Hymenochaetaceae no Brasil. Queremos melhor delimitar táxons até então mal interpretados, com grande amplitude morfológica e geográfica, que podem revelar uma diversidade ainda desconhecida. Buscamos preencher lacunas de distribuição e qualificar tanto revisões taxonômicas como análises filogenéticas moleculares a partir da reamostragem em localidades de tipos no Brasil. Gêneros terão suas circunscrições reavaliadas, e serão considerados em análises de ranqueamento temporal. Esta proposta trará contribuições significativas para o entendimento mais natural da história evolutiva da família em uma perspectiva global.