Universal CNPq: Funga PNSJ PPBio

Abordagem morfológica e molecular da diversidade de fungos poliporoides de Santa Catarina no âmbito do Programa de Pesquisas em Biodiversidade (PPBio) da Rede Mata Atlântica

O registro fotográfico durante a coleta de fungos é essencial para o registro de características que são perdidas com o processamento das amostras.

Universal 01/2016 – Processo n°: 421966/2016-5. Período de vigência: 2017-2020. Coordenador: Elisandro Ricardo Drechsler dos Santos.

Com o intuito de continuar o inventário de macrofungos do estado de Santa Catarina, ampliar o esforço amostral e contribuir para o conhecimento dos macrofungos poliporoides que ocorrem no Parque Nacional de São Joaquim (PNSJ) e serão realizadas coletas de espécimes e seus dados ecológicos. As espécies serão identificadas a partir de análises moleculares e morfológicas, e as novidades taxonômicas serão descritas. Espera-se ampliar os estudos da Micota de Santa Catarina, tanto em relação à sua diversidade quanto em acerca de suas relações ecológicas, bem como formar recursos humanos especializados, ampliar a coleção de culturas e enriquecer o acervo do Herbário FLOR da Universidade Federal de Santa Catarina.

Este projeto foi desenvolvido no âmbito do PPBio/PELD ciclo 1: “Biodiversidade de Santa Catarina: investigando a associação entre a paisagem e a diversidade biológica em duas unidades de conservação de Santa Catarina” (CNPq/Capes/FAPs/BC-Fundo Newton/PELD nº 15/2016 –  Vigência: 2018-2020 – Coordenador: Selvino Neckel de Oliveira.)

Biodiversidade de Santa Catarina: investigando a associação entre a paisagem e a diversidade biológica em duas unidades de conservação de Santa Catarina

Período de vigência: 2018-2020. Coordenador: Selvino Neckel de Oliveira.

Expedição a campo para estudo de fungos no Parque Nacional de São Joaquim.

Durante três anos e meio, o Programa de Pesquisa em Biodiversidade de Santa Catarina (PPBio-SC) avançou no conhecimento da biodiversidade local, mas as pesquisas estão em fase inicial e muito ainda temos para conhecer dos nossos ecossistemas. A continuidade do PPBio-SC, ancorado ao Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD), permitirá não só compreender respostas ecológicas e o grau de vulnerabilidade da biodiversidade local, como também o desenvolvimento de estudos para a compreensão de processos e padrões que influenciam a biodiversidade da Mata Atlântica. O projeto é desenvolvido em duas Unidades de Conservação de Santa Catarina onde o PPBio-SC estabeleceu módulos de pesquisas: o Parque Nacional de São Joaquim (PNSJ) e o Parque Estadual do Acaraí (PEAC), tendo como principal objetivo investigar a associação entre a paisagem e a diversidade biológica nestas reservas.