E-book gratuito “Protocolo de Captura de Imagens de Macrofungos”

15/01/2022 12:39

As fotografias são uma etapa importante para a identificação e taxonomia de macrofungos, através delas podemos observar as estruturas macroscópicas que os compõem, obtendo assim ricas informações sobre a morfologia dos fungos. Pensando na necessidade de se obter boas fotos para conhecer e documentar a Funga, foi idealizado o e-book “Protocolo de Captura de Imagens de Macrofungos”. Esse guia faz parte de um projeto maior, que envolve o desenvolvimento de um aplicativo de reconhecimento de espécies de macrofungos através de fotografias, e, desta forma, tem por objetivo fornecer dicas importantes a quem deseja fotografar macrofungos. Todos sabemos que é importante que as imagens sejam informativas e que possam auxiliar no reconhecimento da diversidade destes organismos. As orientações básicas vão desde a preparação do cenário, passando por todos os ângulos do fungo que devem ser fotografados, informações importantes de serem registradas, até sobre como o aplicativo está sendo desenvolvido para ajudar no reconhecimento de espécies com uso de inteligência artificial.

O guia foi desenvolvido de forma multidisciplinar pela equipe do MIND.Funga juntamente com o Laboratório de Processamento de Imagens e Computação Gráfica da UFSC (LAPIX).
O e-book “Protocolo de Captura de Imagens de Macrofungos” bilíngue (português e inglês) já está disponível GRATUITAMENTE para download através do link. O aplicativo para o reconhecimento de espécies, MIND.Funga App, ainda está em fase de teste e logo será lançado oficialmente.

A realização deste livro só foi possível através de parcerias e apoios financeiros de algumas entidades, como o CNPQ, CAPES, FAPESC, PPGFAPUFSC, INCT Herbário Virtual, SBPC e INCoD.

[Clique aqui e baixe o E-Book]