MIND.Funga encerra votação para nomeação de nova espécie de fungo para a ciência

31/08/2022 19:59

A nova espécie de fungo se chama Ophiocordyceps zombifica!

Nova espécie do gênero Ophiocordyceps encontrada no Parque Nacional de São Joaquim.

Como continuação do projeto “SBPC Vai à Escola”, realizado nas escolas do entorno do Parque Nacional de São Joaquim, o MIND.Funga convidou toda a sociedade a votar para nomear uma nova espécie de fungo. A espécie em questão é pertencente ao gênero Ophiocordyceps, que é representado por espécies de fungos que parasitam insetos! A votação é mais um dos resultados do projeto apoiado pela SBPC, CNPq, FAPESC e INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, no qual livro paradidático infantil foi produzido e distribuído para as escolas do entorno do Parque Nacional de São Joaquim, local em que a espécie nova foi encontrada. Ao decorrer do projeto os estudantes da região tiveram a oportunidade de sugerir nomes para a espécie, que podem ser encontrados no formulário. A votação se encerrou durante a “Semana da Ciência da Serra Catarinense”, que aconteceu em Orleans e Urubici, coincidindo com a “19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, durante os dias 23 e 28 de outubro de 2022. A votação foi anunciada na rede social Instagram do MIND.Funga, com mais informações sobre a espécie e a votação!