A Iniciativa
O MIND.Funga objetiva responder perguntas científicas que nos levam a desenvolver pesquisas de curto e longo prazo, especialmente em áreas pouco exploradas e ameaçadas. Para tanto, usamos uma abordagem integrativa (taxonomia, filogenia molecular, ecologia, metagenômica e etc.) em nossos estudos com macro e microfungos.
Em geral, nossos grupos de interesse são os fungos degradadores de madeira, como os poliporoides (Polyporales, Hymenochaetales), que desempenham importante papel na manutenção de ecossistemas naturais. Também temos interesse em Cordyceps sensu lato (Hypocreales), um grupo fantástico de organismos entomopatógenos que utilizam insetos para desenvolver parte de seu ciclo de vida. O grupo de pesquisa busca compreender as comunidades fúngicas associadas a plantas (endófitos) e solo, com o objetivo de entender a ecologia e a real magnitude da diversidade fúngica nesses ecossistemas. Além disso ao realizar expedições em áreas pouco exploradas e ameaçadas como as de altitude (ex.: Matas Nebulares), temos nos deparado e estudado uma imensa diversidade de macrofungos, líquens incluso, tanto em Basidiomycota como também em Ascomycota.
A maior parte dos nossos estudos são sistemáticos, utilizando caracteres moleculares, morfológicos e ecológicos. Sendo assim, nós utilizamos análises filogenéticas como uma ferramenta para entender a história evolutiva de diferentes linhagens e a delimitação taxonômica de espécies.
Por outro lado, também estamos interessados na importância dos fungos em processos ecológicos, influência das alterações climáticas na comunidade fúngica e sua conservação. Somado a isso, para permear a comunidade não científica, estamos realizando esforços na execução de projetos com Ciência Cidadã, onde a comunidade no entorno das Unidades de Conservação tem a oportunidade de compreender a importância dos fungos ao somar esforços com os pesquisadores no reconhecimento da riqueza de espécies. Outra frente importante que permeia todas as linhas de execução é a Educação Científica. O lançamento de um livro infantil disponível gratuitamente em formato de ebook e entregue impresso em escolas públicas de Ensino Fundamental é uma importante contribuição do MIND.Funga para a popularização dos fungos entre os cidadãos em formação, auxiliando no reconhecimento da Funga e sua importância para nossas vidas. Ainda na frente de Educação Científica, o aplicativo de reconhecimento de espécies que está em desenvolvimento pelo MIND.Funga poderá ser utilizado em aulas práticas pelos docentes. O MIND.Funga também atua na Divulgação Científica, gerando conteúdo diverso sobre a Funga e ciência a partir das redes sociais do grupo, auxiliando na formação do conhecimento sobre fungos no público geral.
Nossas atividades:
1) Pesquisa em ecossistemas únicos e ameaçados (matas nebulares, por exemplo) com o objetivo de estudar uma funga particular.
2) Inventários de fungos e plantas, registrando a distribuição das espécies e seu estado de conservação.
3) Resolução de complexos taxonômicos e descrição de novos táxons.
4) Reconhecimento e monitoramento ao longo do tempo das comunidades fúngicas em diferentes formações vegetacionais (plantas e solos).
5) Desenvolvimento e uso de ferramentas digitais que auxiliem na identificação de macrofungos, bem como na popularização e educação de ensino básico e superior.
6) Difusão das novidades científicas e curiosidades relacionadas aos fungos.